domingo, 5 de agosto de 2012

Ford Caminhões: Tecnologia Ford SCR

Essa tecnologia de pós-tratamento dos gases de escape, conhecida como SCR (sigla em inglês para Redução Catalítica Seletiva), também utiliza sensores para controlar o nível de emissões. Os veículos trazem um tanque específico para o Arla 32, que tem um um consumo estimado de 5% em relação ao diesel. O resultado final na operação do novo caminhão é positivo para o frotista, já computado o gasto adicional com o Arla 32.
“A economia de combustível e de óleo lubrificante que o sistema proporciona é suficiente para cobrir e compensar o custo do aditivo”, explica De Lucca.
A Linha Cargo Euro 5 ganhou um reservatório de Arla 32 com capacidade para 25, 50 ou 90 litros, conforme o modelo. Um sistema avançado de diagnóstico no painel informa a quantidade de aditivo disponível, a presença de produto inadequado ou adulterado e se há falha em qualquer componente do sistema.
A tecnologia foi desenvolvida para ser usada com diesel S50 (com 50 partes de enxofre por milhão), sendo o ideal diesel S10. A utilização de diesel S500 ou S1800 não é recomendada, pois pode causar danos ao sistema de pós-tratamento e perda da garantia dos componentes afetados.
            

Engenharia avançada
A Ford aplicou no desenvolvimento da linha Novo Cargo Euro 5 as ferramentas mais avançadas de sua estrutura global de engenharia, aproveitando também a vantagem de ser o único fabricante de caminhões da América Latina a contar com um campo de provas específico para essa aplicação, em Tatuí, SP.
O projeto contou com uma equipe de mais de 100 engenheiros e técnicos dedicados, num trabalho que envolveu 335 mil horas de trabalho e mais de 1 milhão de quilômetros rodados em testes.
“As avaliações técnicas mostraram que o sistema SCR é o que melhor atende às necessidades dos transportadores, diante das condições existentes no nosso mercado. Além de reduzir o consumo de combustível, ele amplia os intervalos de manutenção e a disponibilidade do equipamento”, completa Antonio De Lucca.

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