A falta de manutenção preventiva em um caminhão, o meio de transporte de
cargas mais utilizado do Brasil, acarreta sérias conseqüências para o motorista,
principalmente, prejuízo e perda de tempo causados por uma quebra inesperada.
Esses profissionais, que utilizam o veículo como uma ferramenta de trabalho,
sabem como é importante manter o equipamento em ordem e preferem parar em um
único local para realizar vários serviços, a fim de ficar o menor tempo possível
parado.
Durante a Festa do Carreteiro, um evento promovido anualmente na Basílica de
Nossa Senhora Aparecida pela Revista O Carreteiro, do mesmo grupo da Revista O
Mecânico, empresas do segmento se reúnem para apresentar seus produtos e
serviços para seu público, os motoristas de caminhão. O evento conta com
parceiros como montadoras de caminhão, petroleiras, fabricantes de pneus e
autopeças, reformadoras de pneus, entre outros.
Além da exposição, a Festa oferece muitas atrações e serviços para os
carreteiros, e um dos mais procurados é o Truck Service, um espaço reservado
para realizar revisões de diversos sistemas do veículo por técnicos
especializados das empresas envolvidas. Condições dos pneus, rodas, alinhamento,
suspensão, freios, filtros e emissão de poluentes são alguns dos itens
avaliados.
"A manutenção preventiva para quem viaja é essencial, pois o caminhão é uma
ferramenta de trabalho e a segurança é primordial. Se todas as revisões forem
executadas rigorosamente, o motorista não vai ficar na estrada", comentou
Edmilson Moura, carreteiro autônomo da cidade de Marília/SP.
Marcas como Michelin; Rodafuso; Bandag, com o estande da BTS reunindo vários
parceiros; e Wabco aproveitaram o evento para estreitar o contato com os
motoristas e mostrar seus serviços. A Companhia de Tecnologia de Saneamento
Básico (Cetesb) e o Programa Nacional de Racionalização de Uso de Derivados de
Petróleo e do Gás Natural (Compet) atuaram em parceria para medir o nível de
emissões dos caminhões.
Check-up garantido
No espaço do Truck Service os expositores podem apresentar seus produtos e ao
mesmo beneficiar os carreteiros. Os técnicos detectam se há problemas, fazem o
diagnóstico e transmitem as informações para o motorista, com orientações em
casos de reparo. Ao todo 176 caminhões foram atendidos e diagnosticados no
local, sendo que cada análise durava entre 20 e 30 minutos.
A Michelin trouxe um veículo de assistência técnica e convida o motorista
para visitar o estande e depois checar o estado dos seus pneus. "Aqui fazemos o
alinhamento e orientamos o cliente em relação a substituição dos pneus,
recapagem e outras dicas. Ele sai daqui sabendo o que tem que fazer para
melhorar o seu rendimento. Recebemos uma média de 30 caminhões por dia e também
realizamos vendas quando solicitado e se for o caso, até montamos o
equipamento", contou Franklin Amaral, técnico da Michelin, responsável para o
Vale do Paraíba.
No espaço da Rodafuso os profissionais constaram que muitos caminhões
apresentaram falta de porcas e parafusos, peças soltas que afrouxam com as mãos
e até mesmo quebradas. "No final do dia, trabalhamos todos juntos, com o mesmo
objetivo, que é orientar o carreteiro", disse César Nagashima, gerente de Vendas
da Rodafuso. "Aqui, o carreteiro faz o check up, recebe o diagnóstico e sabe que
o custo da manutenção vai ser maior se o problema não for solucionado",
completou.
A Bandag levou os serviços da rede BTS para a Festa do Carreteiro pela
segunda vez, e mostrou-se contente com o resultado. "Percebemos que o carreteiro
precisava ter no mesmo local o maior número de serviços possível para não perder
muito tempo com manutenção. Por isso reunimos parceiros de qualidade, que têm
distribuição nacional e reconhecimento no mercado e fazemos diagnósticos dos
veículos. O caminhão pára e cada um vai verificar a sua especialidade e analisa
o componente. Recebemos cerca de 30 caminhões em cada dia do evento", contou
Marcis Aoki, da BTS
"Viemos em parceria com a BTS e nosso check list detecta as folgas de
balanceamento, alinhamento de direção, manga de eixo, terminais, ou seja, a
suspensão em geral", César Ribeiro, Truck Center. Os motoristas que participam
do Truck Service recebem um laudo e a empresa recomenda uma das lojas de sua
rede.
Gilvani Junio do Couto, motorista de Ipuinuna/MG, disse que geralmente não
tem tempo para parar e aqui podemos fazer tudo de uma vez, uma revisão completa.
"É melhor arrumar do que ficar na estrada. Meu caminhão teve tudo aprovado",
disse com orgulho. |
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